sábado, 26 de setembro de 2009

Pão Caseiro

Sabe aquele sábado super preguiçoso? Hoje nem tive vontade de ir ao supermercado comprar pão (o Feltrin, que fica perto aqui de casa, tem um dos melhores pães aqui de Campinas!)

Resolvi fazer o pão, e fui procurar uma receita que eu costumava usar, mas, acabei não achando. Fui num site de receitas que eu visito muito (www.tudogostoso.com.br) e, achei a receita que está abaixo. Perfeita! O pão ficou super macio, e rendeu super bem: 4 pães deliciosos!


  • 2 copos e 1/2 de água morna
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 ovo
  • 1 copo de óleo
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 50 g de fermento de padaria (usei aqueles cubinhos que se compra em supermercado)

  1. Misturar o fermento de padaria na água morna
  2. Levar ao liquidificador: o açúcar, o óleo, o sal, o açúcar, o ovo e a água com o fermento
  3. Bater por alguns minutos
  4. Colocar em uma bacia grande esta mistura e acrescentar o trigo aos poucos, misturando com as mãos (a quantidade de trigo suficiente se dá quando a massa não grudar em suas mãos)
  5. Deixar crescer por 1 hora
  6. Dividir a massa em partes e enrolar os pães
  7. Deixar crescer novamente por 40 minutos
  8. Levar para assar por mais ou menos 30 minutos
  9. Se desejar: Substituir o óleo por banha
  10. Acrescentar a massa já pronta torresmo ou lingüiça (eu não coloquei nada, e ficou muito gostoso)

7 comentários:

  1. Olá Sylvia, que belo pãozinho! Tá tudo bem com você?
    Um beijinho e um bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo pãp Sylvia!!!!! Fiquei com a boca cheia d'água!!!!!!Um pãp caseiro quentinho e com uma manteguinha em cima....hummm!!!!
    Ontem fiz a massa da pizza, e não é que deu super certo??? Todo mundo comeu de montão!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Manda pra cá uma fatia, com manteiga, por favor!!!Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que pães lindos, amiga!! Você tem uma mão ótima!
    Não é qualquer um que consegue pães assim!!

    Ah, não creio que vc não gostou de joelho de porco!! Não leve para sempre esta impressão....experimente outras vezes...
    Eu fiz na casa do meu pai na semana passada, ele defumado mas assado no forno...ficou divino!
    Não vou postar porque os vikings de lá detonaram antes....
    Mas vou repetir.

    Beijão e ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  5. Amooo pão caseiro...
    Bem quentinho com margarina
    ^^
    Vou ver se faço a receita xD
    Adorei o blog...
    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Pão caseiro! é sempre bom* pode crer* quentinho* hum! já me deu água na boca

    ResponderExcluir
  7. Olha, tento fazer pão caseiro à mto tempo e nada dá certo, vou experimentar esta receita, espero que dê certo.bjo

    ResponderExcluir